Pesquisa

Ovo Preso

Ovo Preso
Ovo preso é a inabilidade de uma fêmea em expelir o ovo pela cloaca. As causas mais comuns para esse problema são: fêmea muito jovem tentando botar seu primeiro ovo, falta de cálcio na dieta, falta de vitaminas e minerais, obesidade, disfunção do trato reprodutivo, excesso de reprodução. As deficiências nutricionais podem fazer com que a ave produza ovos com a camada externa menos dura e maior que o normal, ou ovos de formatos anormais. A camada externa macia faz com que os músculos do ovário e da cloaca não consigam empurrar o ovo adiante. Além disso, os músculos dessa região também podem estar fracos, por falta de uma dieta adequada, não conseguindo contrair de modo eficaz e expelir o ovo.
Os sintomas de um quadro de ovo preso são: pássaro sentado no chão da gaiola, sentado sobre a cauda, com as pernas estendidas, rabo batendo direto, distensão abdominal, esforço continuado, respiração difícil, falta de fezes e penas eriçadas. O ovo preso também pode afetar os nervos que controlam a musculatura da perna, impossibilitando que a ave fique empoleirada. Em razão de esforço prolongado, a ave também fica fraca, exausta e pode até entrar em choque.
O tratamento nesses casos requer ajuda médica, que em primeiro irá recorrer a técnicas não-cirúrgicas (como injeção de cálcio e hormônio diretamente no fêmur, promovendo contração muscular) ou a retirada do ovo sem necessidade de cirurgia.
É importante você NUNCA tentar retirar ou quebrar o ovo, pois isso pode ser fatal. O que você pode fazer de imediato é passar óleo mineral na cloaca e colocar a ave em um local quente (90 F) e úmido (umidade 60%), como por exemplo banheiro com chuveiro ligado. Isso ajuda os músculos a relaxarem e empurrar o ovo. Mas, se isso não acontecer em meia hora, corra para o veterinário.

Um comentário:

Unknown disse...

OI
Tenho uma calopsita que tem 2 anos e nas últimas duas semanas percebemos a barriga dela inxada. Levamos no sábado ao veterinário e ele disse que ela está com um ovo. O veterinário deu uma injeção de calcio, e nada. ela ainda não botou. Ela está tomando Nujol, dipirona desde domingo, e hoje compramo Beladona em globulos. Hoje levamos para tirar um raio X para ter certeza do tamanho do ovo. Segundo o raio X são 2 ovos, um formado e o outro por formar. Não sei o que fazer, amanhã tenho retorno no veterinario, e ele disse q será necessário uma cirurgia. Ah. a minha Calo nunca namorou.
Já levamos ela ao banheiro na hora do nosso banho tb.
Outra coisa, ela não mudou em nada o seu comportamento, está muito esperta como sempre, nem parece que dói.

Alguém pode me ajudar?

Postagens populares