Pesquisa

Gaiolas e Viveiros

As gaiolas devem ser limpas com pano úmido SEM QUAISQUER TIPOS DE DETERGENTES, MATERIAIS DE LIMPEZA, OU ÁLCOOL. Calopsitas podem adquirir dermatite por contato com material de limpeza. A dermatite pode causar ferimentos na planta dos pés da ave e fazer com que, mais tarde, aconteça até a necessidade de eutanásia.

Calopsitas são aves. Não são seres humanos. Não precisam e não suportam cheirinhos e perfuminhos. Seus acessórios, comedouros e bebedouros devem ser limpos apenas com água.

Troque com frequência a água dos bebedouros, lave os bebedouros esfregando o dedo neles e evite bebedouros de plástico, pois eles são campeões em armazenar colônias de fungos.

Mantenha os comedouros limpos. Prefira os de madeira. Calopsitas adoram comedouros de madeira, pois elas podem se divertir e comer ao mesmo tempo. Se divertem roendo as bordas dos comedouros. Assopre as sementes retirando o pó e as cascas do que já foi comido e se, casualmente, vez ou outra, fizerem cocô nos comedouros, limpe-os com pano úmido. Não deixe acumular fezes.
As gaioloas e viveiros devem ser mais largas que altas. Se forem altas, devem ter largura compatível que ofereça espaço para vôos de um poleiro a outro.

Deve-se evitar o uso de gaiolas ou viveiros de formato REDONDO porque os psitacídeos perdem a noção de direção quando vivem em gaiolas redondas. As melhores opções são os formatos QUADRADOS ou SEXTAVADOS.

Muitas pessoas têm o hábito de colocar jornais no fundo das gaiolas visando mais facilidade de limpeza, no entanto isto é um erro. Jornais soltam gases tóxicos das tintas de impressão e, além disto, têm um cheiro pouco recomendável para calopsitas que, porventura, sejam alérgicas.

Outra opção de manutenção das gaiolas é ter a grade que separa o fundo, pois assim as aves não ficam em contato direto com as fezes, porém é bom lembrar que as grades do fundo podem acabar representando um perigo para os pés da ave. Um pé, ocasionalmente preso, pode quebrar ou torcer nervos. Se mesmo apesar do risco o dono optar pelas grades, neste caso, elas devem ser limpas, diariamente, com pano úmido.

Há donos que optam por colocar areia no fundo da gaiola. Não há nada contra isto a não ser o trabalho que vai dar para ficar trocando esta areia. Não use uma areia qualquer. Não vá pegar areia onde cachorro e gato fez xixi ou cocô e colocar na gaiola de sua ave. Também não use areia de construção. Está vendo? É melhor escolher outra opção.

Para quem não deseja manter as grades, é aconselhável também o papel semi-kraft (papel pardo). Na minha opinião esta é a melhor opção. Mais higiênia e mais segura. Como as folhas são grandes, depois de cortadas dão uma quantidade que dura por muito tempo. Para cortar o papel faça o molde da bandeja da gaiola ou do viveiro e leve numa gráfica.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu ia comprar outra calopsita entao queria uma gaiola maior pq a que eu tenho so da para 1 calopsita e meu pai disse q ele ia fazer uma gaiola e melhor comprar ou fazer a gaiola

Postagens populares